logo RCN

Aliados próximos tentam convencer Bolsonaro a passar faixa a Lula

  • Terra -

Aliados próximos do presidente Jair Bolsonaro tentam convencê-lo a passar a faixa para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O Estadão apurou que amigos com influência sobre Bolsonaro têm procurado demonstrar a ele que, no atual cenário de radicalização do País,  obrigação do titular do cargo pode até mesmo soar como um "ato de grandeza" de sua parte, ajudando a aglutinar a oposição em torno de Lula.

Esse movimento foi feito, por exemplo, pelo governador eleito de São Paulo Tarcísio de Freitas, que esteve com Bolsonaro na semana passada, e pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira, que chegou à Corte por indicação de Bolsonaro. O presidente nada diz a respeito. Ouve e continua calado.

Os dois "conselheiros" de Bolsonaro estiveram por trás, por exemplo, da decisão de Bolsonaro de assinar a renovação da concessão da TV Globo, além de Record e Band, pelo prazo de 15 anos. O argumento usado foi o de que Lula, uma vez no governo, faria esse gesto automaticamente. Logo, seria melhor que ele tomasse a iniciativa, em vez de deixar para o presidente eleito.

O cerimonial que organiza a posse de Lula não tem expectativa de que Bolsonaro passe a faixa presidencial. A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, disse que, se Bolsonaro se dispuser a seguir o protocolo da cerimônia, Lula receberá a faixa das mãos dele.


Governo Lula terá quase 10 mil cargos comissionados para distribuir Anterior

Governo Lula terá quase 10 mil cargos comissionados para distribuir

Lula vai indicar Marina Silva para o Meio Ambiente; Tebet pode ficar com Cidades Próximo

Lula vai indicar Marina Silva para o Meio Ambiente; Tebet pode ficar com Cidades

Deixe seu comentário